Coisinhas da Professora Ivanete

3 de jul. de 2010

COPA DO MUNDO!!!! Trabalhando releitura com as crianças...

FUTEBOL 1935
Pintura a óleo/tela 97 x 130 cm
Coleção particular, Rio de Janeiro, RJ
Atividade realizada nas escolas em 21/06 à 25/06

COPA DO MUNDO!!! Trabalhando releitura com as crianças...

Reprodução de uma obra de arte – Futebol


Reprodução da obra “Futebol” de Candido Portinari, através de colagem ou pintura dos personagens que aparece na obra, pode ser realizada em tela, papel colorido ou o que a imaginação mandar...
O pintor Cândido Portinari nasceu há 100 anos em Brodowski, cidadezinha do interior paulista. Dali partiu, aos 16 anos, para o Rio de Janeiro, e depois para a Europa. Em Paris, passava horas observando obras de Ticiano e Rafael no Museu do Louvre, sem nada pintar. Foi quando o seu olhar refinado, cosmopolita, encontrou-se com as origens interioranas para forjar o caráter universal da sua obra. 'Daqui fiquei vendo minha terra, fiquei vendo Brodowski como ela é. Aqui não tenho vontade de fazer nada. Vou pintar aquela gente com aquela roupa, com aquela cor... Tenho saudades de Brodowski', escreveu.
As saudades das peladas na infância estão na tela Futebol. As sombras no chão de terra batida eternizam a alegria de meninos descalços batendo bola em plena praça que, mais tarde, serviria de ponto de encontro para as missas de domingo. Hoje, o local abriga o museu Portinari.

Atividades:

1 - Observe a tela do famoso pintor brasileiro Cândido Portinari - "Futebol":

2 - O que os meninos estão fazendo?

3 - Onde você imagina que eles estão?

4 - Existe algum detalhe que tenha chamado sua atenção?

5 - Quantos meninos estão representados na tela?

6 - O que não aparece na tela e que você acha que deveria haver?

7 - Que semelhanças e diferenças podemos estabelecer entre a tela de Portinari e os jogos de futebol atualmente?
a- Semelhanças...............
b- Diferenças...................

8 - Conhecendo um pouco da história de vida de Portinari, porque ele representou as brincadeiras de infância em algumas telas?


Qualquer lugar dá para jogar uma partida de futebol: um terreno, o pátio da escola, uma praça. E o mais importante: só é preciso uma bola e gente com vontade de jogar.

Nenhum comentário: